quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Introdução

   Plantas carnívoras são plantas entomógafas com a habilidade de capturar insetos e animais e, através de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento. São normalmente habitantes de solos pobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais.

   As plantas carnívoras são nativas da faixa tropical, ocorrendo no Sudeste Asiático, América e Austrália, umas poucas no sul da Europa e África, muito embora existam gêneros ou famílias inteiras adaptados ao clima temperado



                                  
   
Sabe-se atualmente que existem aproximadamente 700 espécies de plantas carnívoras em todo o mundo, distribuídas em 09 famílias e 19 gêneros, com uma maior ocorrência em regiões tropicais e subtropicais, acompanhado de polimorfismo e variação de cores. A verificação desta distribuição mundial revela a alta variação de regiões nas quais as carnívoras podem se adaptar, incluindo desde níveis marítimos até 3500 metros de altitude.Baseado em tal distribuição, podemos encontrar plantas cosmopolitas (como Drosera e Utricularia) e de distribuição em certos continentes como: Ásia (Nepenthes), Europa (Aldrovanda, Pinguicula e Drosophylum), África (Aldrovanda, Triphyophyllum ), Oceania (Byblis e Cephalotus), América do Norte (Dionaea, Sarracenia, Ibicella), América do Sul (Heliamphora, Genlinsea, Biovularia). Ressalta-se que a conquista de numerosos e diversificados nichos ecológicos situados em latitudes, altitudes e temperaturas variadas expressa a limitada capacidade individual destas plantas em suportar variações, bem como a inferior competividade das mesmas.
 
    Segundo Piliackas e Barbosa (1988), quanto aos processos de captura de vítimas,relacionados ao tipo de armadilha e meio de atração, as plantas carnívoras podem ser classificadas em 3 grupos, que são:

a) Plantas Carnívoras Passivas: são aquelas que não apresentam movimentos macroscópicos voltados à captura de presas para posterior digestão, sendo este processo realizado através de especializações estruturais anatômicas, como: pelos invertidos, cobertura cerosa de paredes internas, acúmulo aquoso interior, entre outras. Como principais gêneros representantes deste grupo temos: Roridula, Byblis, Cephalotus, Drosophyllum, Darlingtonia,Heliamphora, Sarracenia e Nepenthes.

b)Plantas Carnívoras Ativas: são aquelas portadoras de movimentos macroscópicos a partir de estímulos mecânicos, durante o processo de captura de vítimas, com posterior digestão das mesmas. Para este grupo temos os seguintes representantes: Dionaea, Aldrovanda,Utricularia e Biovularia.


c) Plantas Carnívoras Semi-Ativas: são aquelas portadoras de movimentos
macroscópicos voltados a um aumento da área útil de contato do vegetal com a presa (e não com o objetivo de captura das vítimas), proporcionando a digestão das mesmas. Esses movimentos, decorrentes de estímulos mecânicos ou químicos, ocorrem devido a uma variação de turgência de células especializadas. Como representantes deste grupo encontramos os gêneros: Drosera e Pinguicula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário